Hoje no Dia Mundial do Combate a AIDS vim ajudar na mobilização e conscientização que acontece em todas as cidades: FAÇA SEU EXAME PREVENTIVO.
Os objetivos são alertar sobre a importância da prevenção e buscar a eliminação do preconceito e a discriminação associada à Aids. A data ainda serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A importância da testagem é a detecção precoce do vírus HIV. A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas: a Aids tem uma média de cinco anos para início dos sintomas. O teste detecta a presença do vírus e o fato de está infectado não significa que ela está doente, ou seja tenha Aids, explica acrescentando que a pessoa que tem o vírus HIV e fez o teste passa a ter acompanhamento médico regular e exames laboratoriais que avaliam a imunidade.
O Exame para identificação de AIDs é gratuito:
Todas as pessoas interessadas em fazer o exame anti-HIV podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência. O teste é feito de graça, sendo que o ideal é esperar 3 meses após a exposição de risco ao HIV (relação sem preservativo ou rompimento). Para fazer o exame não é necessário o pedido médico, basta marcar e se apresentar.
O Teste Rápido é feito a partir da coleta de duas gotas de sangue do paciente que são diluídas em uma solução que muda de cor, caso haja a presença do vírus HIV. As duas gotas são submetidas ao mesmo procedimento para confirmar o resultado. Independente disso, os pacientes com suspeita ou confirmação do HIV no teste rápido, são encaminhados para a realização do teste normal, para confirmar o diagnóstico.
Antes de ser submetido ao Teste Rápido o paciente recebe as orientações dos profissionais de saúde. Caso o diagnóstico seja positivo, a pessoa é encaminhada imediatamente ao tratamento e acolhimento dos profissionais de saúde. Caso o diagnóstico seja negativo, os profissionais orientam as pessoas sobre os cuidados para evitar a doença.
FAÇA SUA PARTE, PREVINA-SE!

Nenhum comentário:
Postar um comentário